Bihl Group

  Português
Área Restrita

História

A longa história do Grupo Bihl é marcada por muito trabalho. Tudo começou no ano de 1969, quando o patriarca José Almiro Bihl, então com 19 anos de idade, passou a trabalhar como vendedor e distribuidor de carnes e embutidos no estado do Paraná. Dois anos depois, em 1971, ele inaugura a sua primeira empresa: a Frigo Bihl, instalada no município de Jacupiranga (SP). Inicialmente com 30 funcionários, o negócio tinha como especialidade a comercialização de embutidos e carne. Em 1973, José Almiro casou-se com Dirce Simioni Bihl, que se tornou importante apoio na administração financeira dos negócios da família. Até o ano de 1983, a Frigo Bihl passa a se fortalecer economicamente e contar com importantes clientes, como a Companhia Brasileira de Alumínio, a Camargo Corrêa e a Mendes Júnior.



Com muito esforço, José Almiro Bihl e sua esposa, Dirce Simione Bihl, iniciam em 1984 as obras para construção de um frigorífico de grande porte no município de Araputanga (MT): o Frigoara. A unidade começa a funcionar em 1986, empregando 500 colaboradores da região oeste de Mato Grosso e consolidando a política de priorização e fortalecimento da economia de regiões em desenvolvimento. Em 1988, os filhos Paulo Roberto Bihl, Márcio M. Bihl e José Ricardo começam a ajudar nos negócios passando por todas as funções operacionais, administrativas e comerciais das empresas da família. Em 1994, o grupo passa a se identificar como Família Bihl, com um quadro de funcionários de 1,2 mil colaboradores. No ano de 2000, são iniciadas as atividades do Curtume Araputanga S/A (Curtuara), localizado na cidade de Araputanga (MT) e tendo como produto original o couro "Wet-Blue".



Cinco anos depois, em 2005, a Família Bihl inicia as atividades do Curtume Jangadas, localizado no município de Jangada (MT), distante 60 quilômetros de Cuiabá, capital de Mato Grosso. A empresa tem como atividade principal a industrialização  de couros. Com o passar dos anos, os dois curtumes se consolidaram como forças industriais nas regiões onde foram instalados. Prova disso é o Curtume Jangadas figurar entre as oito melhores empresas do setor de couro e calçados, segundo o anuário do agronegócio de 2011 da revista especializada Globo Rural.



Em 2007, a Família Bihl dá mais um passo no caminho do desenvolvimento e crescimento ao construir um frigorífico de grande porte no município de Guarantã do Norte (MT), a 715 km de Cuiabá. O frigorífico recebeu o nome de Frigorífico Redentor S/A e é empresa genuinamente de capital nacional com objetivo de atuar no abate de gado bovino, industrialização de carne, bem como na produção de ração animal e de sal mineralizado.



Em todas as empresas da família, o Grupo Bihl, como passou a ser nominado em 2009, mostra ao longo de sua história que está comprometido com a criação de receitas, aumento da arrecadação de impostos federais, estaduais e municipais; aumento da arrecadação previdenciária, por meio da geração de empregos diretos e indiretos; aproveitamento e qualificação de mão de obra local, por meio da tecnologia a ser empregada na linha de produção; aproveitamento integral de matéria-prima regional, agregando maior valor econômico aos produtos que a indústria gerará.



Atentos as questões ambientais, em  novembro de 2014, o Curtume Jangadas,  realizou sua primeira auditoria ambiental objetivando a certificação internacional LWG – Leather Working Group  e obteve como resultado o prémio Gold Rated  (OURO), premiação máxima que um curtume pode ter.  O protocolo tem como objetivo avaliar o desempenho ambiental das atividades do curtume, sendo que, um dos crivos desta avaliação é a preservação do Bioma da Amazônia, e o trabalho que foi desenvolvido é a busca da transparência, cujo acompanhamento envolve desde os fornecedores da matéria prima, insumos, resíduos sólidos, saúde, segurança, clientes, bem como o atendimento à todas as legislações vigentes. Um dos destaques foi  a sistemática de rastreabilidade de cada couro, desde o fornecedor do frigorifico até a destinação final do curtume. Entretanto, mesmo com a conquista desta certificação a equipe continua empenhada em manter as condições que ocasionaram a premiação.


Voltar para a página inicial